Benefícios da esterilização em ETO – óxido de etileno

Postado em |

A esterilização por óxido de etileno (ETO) é um método de esterilização mundialmente conhecido e popular por permitir que produtos termossensíveis possam ser reprocessados e esterilizados, gerando economia para o Sistema de Saúde e imenso benefício para o planeta.

No presente artigo vamos esmiuçar os benefícios desse tipo de esterilização.

Vantagens da esterilização por óxido de etileno (ETO)

óxido de etileno
Esterilização óxido de etileno (ETO)
  • É o melhor método para materiais termossensíveis:

Materiais termossensíveis não podem ser esterilizados a vapor, assim, a esterilização por ETO é a melhor tecnologia para esterilizar produtos para saúde sensíveis ao calor – que costumam ser muito caros – uma vez que esteriliza a baixas temperaturas (entre 35 e 65ºC). Desse modo, não ocorre mudança de cor ou deformação do artigo, garantindo a preservação das características do produto.

  • É um método é extremamente eficaz:

O óxido de etileno é altamente eficaz como fungicida e antimicrobiano, sendo capaz de destruir todos os microorganismos, incluindo esporos resistentes. Além disso, tem um poder de penetração muito alto, conseguindo esterilizar a superfície do material, bem como o interior e produtos ainda em suas embalagens. E o melhor: sem trazer qualquer modificação ao produto ou sua embalagem.

Um exemplo interessante é o da prótese mamária (silicone) que é possível ser esterilizada até seu interior com o óxido de etileno. Análises laboratoriais comprovam que o material fica 100% estéril.

  • É um método devidamente regulamentado que atende consistentemente aos requisitos regulatórios e especificações:

A esterilização em ETO é um método regulamentado pela Anvisa além de ser o método com mais legislação mundial. A PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 482, DE 16 DE ABRIL DE 1999 dispõe sobre uma série de procedimentos para a utilização do óxido de etileno como método de esterilização de produtos para saúde.

  • É um método que pode ser usado para esterilizar diferentes produtos:

O ETO não expõe os materiais a calor excessivo, humidade, ou radiação, portanto, o óxido de etileno pode ser utilizado em diversos produtos hospitalares, haja vista que não é corrosivo para: plástico, metal e materiais de borracha. 

Portanto, o óxido de etileno pode esterilizar com eficiência uma ampla pluralidade de produtos de diferentes configurações de matéria prima, geometria com variações em requerimentos de dosagem, densidades e tamanhos de embalagens primárias, secundárias e terciárias (caixas). Pode-se realizar a esterilização com ETO de produtos para saúde de um cateter de lúmen mínimo até um de baixa complexidade, até mesmo equipamentos elétricos, próteses, circuitos respiratórios  apresentam boa resposta aos procedimentos, como eletrodos, marca-passos e fios elétricos.

Vantagens para Unidades de Saúde em terceirizar o reprocessamento por óxido de etileno

  • Custo – A esterilização por óxido de etileno (ETO) costuma ser mais econômica quando comparada à esterilização por peróxido de hidrogênio, feita internamente em alguns hospitais para esterilizar produtos termossensíveis. Além disso, optar pela esterilização em ETO ajuda a otimizar a vida útil de equipamentos e instrumentos e a reduzir a compra de insumos na rotina da CME e os custos dos procedimentos, uma vez que os materiais que antes eram descartados, podem ser esterilizados e utilizados novamente melhorando a relação custo-processo.
  • Praticidade – Empresas reprocessadoras como a Bioxxi recolhem o material na CME no hospital e já devolvem o produto estéril, pronto para reutilização, economizando tempo e esforço de trabalho na CME.

Benefícios ambientais do óxido de etileno (ETO)

A esterilização por óxido de etileno permite que produtos para a saúde que antes seriam despejados no meio ambiente sejam reutilizados com total segurança, gerando imenso benefício ambiental.

A cadeia de suprimentos de um hospital é responsável por aproximadamente 80% das suas emissões, e quando os hospitais fazem parceria com reprocessadoras licenciadas, isso gera melhorias significativas.

Por exemplo, a Bioxxi, maior empresa de esterilização da América Latina, contribui para um mundo mais sustentável ao evitar que cerca de 136 toneladas de resíduos sejam descartadas em aterros sanitários todos os anos.

A Bioxxi foi a primeira empresa do Brasil a utilizar o Óxido de Etileno no processo de esterilização e participa ativamente de comitês regulamentadores, ajudando a fundar e desenvolver o setor.

A Bioxxi e o ETO

A Bioxxi realiza a esterilização por óxido de etileno e atua com esterilização há 40 anos. Somos a maior empresa do segmento em toda América Latina, sendo referência no setor.

Fazemos parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-26 CE-026:090001) e representamos o Brasil nas reuniões internacionais. Nosso Diretor Técnico, Claudionor Marques, é relator do GT-01 da ABNT de Esterilização por Óxido de Etileno.

A Bioxxi possui todas as certificações e acreditações, atendendo aos mais rigorosos requisitos de qualidade, além disso atendemos às normas nacionais e internacionais, como a Portaria Interministerial 482/199, a NBR ISO 11135:2018, a ISO 13485:2016 e a RDC 665/2022.

Preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas sobre a esterilização por óxido de etileno com um de nossos especialistas.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: