Blog
Blog

Tudo que você precisa saber sobre esterilização

VoltarVoltar
terceirização de cme para reduzir custos
DataPostado em Tempo de leitura3 minutos de leitura

Coronavírus gera perdas financeiras em hospitais da rede privada: A terceirização de CME como forma de ganho de receitas

Blog Central de Materiais e Esterilização reduzir custos de CME terceirização de CME
Por Ingrid Souza

Não é novidade que o setor saúde foi gravemente afetado pela crise gerada pelo Novo Coronavírus. Mas além das questões sanitárias e epidemiológicas, os hospitais da rede privada têm sofrido com perdas significativas de receitas. A terceirização de CME tem se apresentado como alternativa para redução de custos e aumento de receitas. Aumentamos nossa penetração de mercado com 70 CMEs pelo Brasil.

Um estudo realizado pelo IEPAS – Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde aponta que a suspensão dos procedimentos eletivos gerou perdas financeiras a 100% dos hospitais entrevistados.

Segundo levantamento, outros fatores influenciam a perda de receitas: 27,6% afirmam influência da diminuição da demanda por atendimentos e outros 27,6% apontam aumento dos custos operacionais e dificuldades de negociação com as operadoras de saúde.

O objetivo do estudo foi compreender as principais dificuldades dos hospitais no que tange ao enfrentamento da pandemia. O público participante do Levantamento IEPAS é formado quase que em sua totalidade por hospitais privados voltados ao atendimento da saúde suplementar (95%). Mais de 76% dos que responderam ao questionário ocupam cargos de decisão dentro dos hospitais.

A terceirização de CME como forma de ganho de receitas

Uma das tendências apontadas por especialistas para a redução de custos e aumento da eficiência é a terceirização de áreas que não são core da assistência. Esta estratégia chegou às Centrais de Materiais e Esterilização, CMEs. Em estudo divulgado pela consultoria norte americana Frost & Sullivan, até 2022, 45% das Unidades de Saúde nos EUA, Reino Unido, Itália, Alemanha e França optarão por terceirizar a gestão de suas CMEs. 

A terceirização de CME é uma tendência que vem ganhando força no Brasil, devido à capacidade que a terceirização de CME tem de gerar impacto financeiro no hospital. Chegamos à conclusão que a terceirização de CMEs pode gerar uma redução de custos da CME do hospital na casa dos 20% e ainda aumentar a produtividade da CME em cerca de 150%.

“A CME que produz mais, aumenta o giro de materiais disponíveis para cirurgias, aumentando a capacidade cirúrgica e potencial de receita do hospital”. Diego Pinto, CEO da companhia.

Nós, da Bioxxi, afirmamos que a especialização em CMEs aumenta a qualidade no serviço, uma vez que protocolos e processos podem ser testados e comparados, a fim de se adotar as melhores práticas. Desenvolvemos um comitê de Coronavírus, específico para dar suporte às mais de 70 CMEs. O comitê é liderado pelo renomado médico infectologista Dr. Edimilson Migowski para dar suporte ao enfrentamento da pandemia.

Leia tambémLeia também

terceirização de CME

Terceirização ponta a ponta de CMEs é tendência no mundo

Continue Lendo Seta

5 Motivos para Terceirizar a Esterilização de Dispositivos Médicos

Continue Lendo Seta

Métodos de esterilização de PPS utilizados no Brasil

Continue Lendo Seta