Blog
Blog

Tudo que você precisa saber sobre esterilização

VoltarVoltar
DataPostado em Tempo de leitura5 minutos de leitura

Estudo aponta: Brasil está entre os países com as maiores taxas de morte por sepse – O papel da Bioxxi e sua missão de mudar esse cenário

Blog
Por Norine Ferraz

A sepse é uma doença comum e potencialmente grave, sendo necessário o  atendimento de emergência. É caracterizada por um conjunto de manifestações críticas que se espalham pelo organismo, produzidas em resposta à evolução de um quadro infeccioso. 

Segundo dados do Instituto Latino-Americano da Sepse (ILAS), o Brasil está entre os países com as maiores taxas de letalidade por sepse, também chamada de infecção generalizada. A estimativa de ocorrência do quadro no país chega a 670 mil casos por ano, sendo 240 mil de pacientes fatais em decorrência da doença, que durante sua manifestação pode levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.

O presente artigo tem como objetivo explicar o que é a Sepse e demonstrar como a Bioxxi ajuda para evitar essa doença.

Tipos de Sepse

A sepse tem origem a partir de diferentes causas, podendo ser comunitária ou hospitalar.

Sepse comunitária:

Tem como causa as infecções comunitárias, como pneumonias e infecções do trato urinário. 

Sepse hospitalar:

Dá-se devido à falta de controle da infecção hospitalar, de um controle efetivo da circulação de bactérias resistentes no ambiente hospitalar, através de medidas preventivas instituídas pelas comissões de infecções hospitalares. 

Como prevenir as infecções e, consequentemente, a sepse hospitalar?

A infecção hospitalar é um assunto tão sério que os hospitais têm uma área dedicada exclusivamente para esse controle: a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Além disso, há também legislação vigente sobre o assunto. A LEI Nº 9.431/97 diz que o PCIH é obrigatório. “Art. 1º Os hospitais do País são obrigados a manter Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH)“.

A PORTARIA Nº 2616/98, do Ministério da Saúde, no Anexo I diz: “2. Para a adequada execução do PCIH os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar”.

A CCIH deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados. A CCIH precisa elaborar, implementar, manter e avaliar programas de controle de infecção hospitalar.

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar estabelece algumas medidas, tais como: lavar as mãos adequadamente; uso de luvas, a lavagem e antissepsia cirúrgica das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos; uso de EPIs; limpeza; desinfecção; e  esterilização.

Desse modo, todos os hospitais precisam seguir protocolos rígidos de segurança no que tange a esterilidade dos materiais utilizados.

A importância da CME para a prevenção e combate às IRAS.

A CME é uma área importantíssima do hospital, que tem ligação direta com o índice de infecções hospitalares.

É na CME que os materiais médico-hospitalares são reprocessados, tornando-os seguros para o reuso, livre de agentes infecciosos que causam doenças.

Quando uma CME não funciona corretamente, o hospital corre grandes riscos de cometer falhas no processo de esterilização e infectar pacientes. Por outro lado, uma CME de excelência, aumenta a segurança do hospital e contribui para a diminuição dos índices de infecção hospitalar.

O papel da Bioxxi e sua missão no combate à sepse hospitalar

Fundada em 1981, a Bioxxi é a maior empresa da América Latina em Esterilização de Produtos para a Saúde. Através da reutilização de artigos hospitalares, da Gestão de CMEs e da Esterilização para indústrias. 

A Bioxxi adota os mais rigorosos protocolos de gestão da qualidade, oferecendo o mais rigoroso padrão internacional de esterilização.

Desse modo, a Bioxxi é uma aliada no combate à sepse hospitalar, porque tem como missão lutar por um mundo mais saudável, realizando esterilização com alto rigor de qualidade.

Além disso, a Bioxxi desenvolveu um método de gestão de CME que une tecnologia, gestão de processos e controle de qualidade. O método Bioxxi implementa na CME do hospital o mais alto padrão de excelência, capaz de transformar custos em rentabilidade, com segurança.

Para conhecer mais sobre a Bioxxi, preencha o formulário abaixo.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

 

Fonte: https://medicinasa.com.br/morte-por-sepse/

Leia tambémLeia também

Placeholder

Treinamento contínuo para profissionais da CME

Continue Lendo Seta
óxido de etileno

Esterilização por Óxido de Etileno

Continue Lendo Seta
Placeholder

Superação de Desafios na Esterilização de Materiais Médicos com a Bioxxi

Continue Lendo Seta