A Importância da Esterilização

Postado em |
Por meio do processo da esterilização ocorre a destruição de microrganismos que podem estar presentes em objetos, roupas, equipamentos e outros produtos para a saúde (PPS), que entram em contato direto ou indireto com pacientes e causam contaminação.  Neste artigo vamos abordar a importância da esterilização e porque ela salva vidas.

O que é a esterilização?

Esterilização é o ato ou efeito de tornar estéril, isto é: impedir a reprodução. Conceitualmente, a esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos), impedindo que estes agentes infecciosos possam se reproduzir e causar contaminação. Na prática, a esterilização é um conjunto de processos que visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material que foi esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000 – quando um objeto pode então ser considerado estéril. O parâmetro utilizado para o estudo microbiológico da esterilização é o esporo bacteriano (forma mais resistente aos agentes esterilizantes), ou seja, para se assegurar a esterilização de um artigo todos os esporos devem ser destruídos. Existem vários tipos de esterilização e a Anvisa as classifica em métodos físicos, métodos químicos e métodos físico-químicos. Para cada tipo de material existe um método adequado. Isso vai variar de acordo com o uso e características físicas do material e de acordo com o risco de contaminação. A esterilização salva vidas à medida em que protege as pessoas de agentes infecciosos que causam doenças.

A importância da esterilização

Hoje em dia é sabido que a esterilização e os processos de prevenção à contaminação são essenciais para evitar a contaminação de pacientes. Mas nem sempre foi assim. Nos primórdios na medicina, antes dos estudos de Pasteur e Koch demonstrarem que os microrganismos eram responsáveis pela transmissão de doenças aos seres humanos, o índice de contaminação após procedimentos invasivos era altíssimo, ocasionando infecções que desencadeavam em óbito por sepse.
Pasteur e Koch
Pasteur e Koch
A descoberta de microrganismos infecciosos gerou a necessidade de adoção de medidas preventivas, como a limpeza e o cuidado com os materiais utilizados nos pacientes. A preocupação com o material utilizado em procedimentos invasivos e com o ambiente surgiu em meados do século XIX, chamada Era Bacteriológica. Nesse contexto, Joseph Lister conseguiu, através do tratamento dos fios de sutura e compressas usados nos pacientes com solução de fenol, diminuir a mortalidade pós-cirúrgica; fato que impulsionou a evolução das técnicas de esterilização de materiais médico-hospitalares.
Joseph Lister
Joseph Lister
O avanço da medicina e da microbiologia colocou o assunto “prevenção à contaminação” no topo das preocupações sanitárias, e medidas preventivas, como a esterilização, ganharam protagonismo no que tange à preservação da vida humana. Em outubro de 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Aliança Mundial para Segurança do Paciente. A cada ano, a Aliança organiza programas que abrangem aspectos sistêmicos e técnicos para melhoria da segurança do paciente pelo mundo e, a cada dois anos, um Desafio é formulado, a fim de promover e engajar os membros nas temáticas consideradas essenciais para a melhoria do Sistema de Saúde pelo mundo O primeiro Desafio teve como foco as infecções relacionadas à assistência à saúde. A cirurgia segura foi escolhida como o tópico para o segundo Desafio Global para Segurança do Paciente. As infecções do sítio cirúrgico continuam sendo uma das causas mais comuns de complicações cirúrgicas sérias. Dentre as medidas preventivas que comprovadamente diminuem o risco de complicações no pós cirúrgico está a esterilização efetiva dos instrumentais. Neste sentido, a esterilização compõe parte da iniciativa global da OMS de Segurança do Paciente, denotando sua importância para a preservação da Vida Humana em todo o mundo.

O que é infecção hospitalar?

Infecção hospitalar é a entrada, desenvolvimento e proliferação de agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários e fungos) em pacientes sob cuidados médicos dentro do serviço de saúde, como: hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento. A infecção hospitalar está entre as maiores causas de morte no mundo. Segundo dados da OMS, cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o planeta. Destes, um milhão morrem em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 1 a 15% dos pacientes internados em hospitais brasileiros adquirem infecção hospitalar.

A esterilização é eficaz?

Sim! A esterilização é extremamente eficaz na eliminação de patógenos. Para garantir essa eficácia, vários testes são realizados, seja para validação do equipamento e do processo, seja para testar a esterilidade do ciclo.
Fábrica da Bioxxi
Fábrica da Bioxxi

Bioxxi, excelência em esterilização

Fundada em 1981, a Bioxxi é a maior empresa da América Latina em Esterilização de Produtos para a Saúde. Através da reutilização de artigos hospitalares, da Gestão de CMEs e da Esterilização para indústrias, lutamos por um mundo mais saudável e por um Sistema de Saúde mais inclusivo. A Bioxxi além de democratizar o acesso à esterilização com padrões internacionais de qualidade para indústrias de todos os tamanhos, é também pioneira na esterilização por Óxido de Etileno (ETO) no Brasil, estando na vanguarda, unindo tecnologia e gestão da qualidade, para oferecer ao fabricante total segurança no processo de esterilização. A tecnologia da Bioxxi proporciona ao fabricante garantia de excelência na esterilização, pois adota os mais rigorosos protocolos de gestão da qualidade, oferecendo à indústria o mais rigoroso padrão internacional de esterilização, por um preço acessível. Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos especialistas e conheça todos os serviços e diferenciais que destacam a Bioxxi neste segmento.