Métodos de esterilização de PPS utilizados no Brasil

Postado em |

A esterilização é um processo fundamental no combate aos agentes causadores das infecções hospitalares e deve ser tratada de forma criteriosa e com seriedade. Para cada situação e PPS, existem métodos de esterilização adequados.

No presente artigo vamos apresentar os métodos de esterilização utilizados no Brasil. São eles:

Vapor saturado sob pressão: é o método mais utilizado mundialmente nos hospitais para esterilização de materiais termorresistentes, além de ser o mais estudado e com mais literatura pertinente. Provoca a coagulação das proteínas dos microrganismos e, consequentemente, sua destruição. Esse método não é útil em materiais termossensíveis.

Radiação ionizante: esse método elimina totalmente os microrganismos. Sua indicação é para materiais termossensíveis e termorresistentes. Sua desvantagem é ser altamente oxidante, não possuir muita literatura pertinente e poucos especialistas.

Óxido de Etileno: é o método mais utilizado para a esterilização de PPS termossensíveis por ser um processo amplamente estudado e não ser corrosivo. A esterilização em ETO é um método regulamentado pela Anvisa além de ser o método com mais legislação mundial. Esse processo é realizado por empresas especializadas, como a Bioxxi, a maior empresa de esterilização da América Latina.

Peróxido de Hidrogênio: esse método também é indicado para artigos termossensíveis e todo o processo de esterilização dura mais ou menos 1 hora. Pode ser usado em polímeros, alguns metais, vidros, borracha e outros. Tem um grau de complexidade menor que o Óxido de Etileno, tornando seu processo rápido, além de não ser tóxico. Por ter ação corrosiva, requer cuidado no manejo e as câmaras de esterilização são muito pequenas, o que limita a sua utilização. Contraindicado para esterilização com produtos a base de celulose e líquidos (H2O) entre outros, o que dificulta na embalagem dos PPS pois o custo da embalagem, bem como os insumos, é muito maior do que dos outros métodos.

Esterilize com a Bioxxi

Para que o processamento de PPS seja feito de forma padronizada e seguindo todas as normas de segurança, o mais indicado é que clínicas e hospitais contratem uma empresa especializada. Uma equipe devidamente capacitada e com conhecimento técnico adequado dá garantias de um serviço eficiente, que diminuirá de forma significativa a possibilidade de contaminação em ambiente hospitalar.

A Bioxxi é líder na América Latina em Esterilização de Produtos para a Saúde. Inovamos através da tecnologia de esterilização, fundamos e desenvolvemos o setor, pautada sempre nas melhores práticas ao redor do mundo. Fizemos história, participando ativamente de comitês reguladores para a normatização desta indústria.

Preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas sobre a esterilização com a Bioxxi.