Contratar uma empresa especializada no processamento de PPS tem diversos benefícios. Os produtos para saúde precisam ser devidamente limpos e esterilizados, para evitar problemas com agentes contaminantes que podem causar as temidas infecções hospitalares.
Para que isso ocorra de forma eficiente, é necessário seguir normas relacionadas ao processamento de PPS, reguladas inclusive por órgãos como a Anvisa.
Existem vários tipos de processamento de PPS e eles ocorrem de acordo com o tipo de artigo, o seu uso e o nível de contaminação. Cada um deve ser realizado de forma criteriosa e com segurança.
Dentre as etapas do processamento estão a limpeza, desinfecção, descontaminação, esterilização e estocagem e é importante que uma Central de Material e Esterilização (CME) seja implantada de forma responsável.
Nem todas as instituições de saúde têm estrutura e equipamentos adequados para realizar todas as etapas e tipos de processamento de materiais médicos de forma independente.
Nesses casos, o mais recomendado é que uma empresa especializada seja contratada a fim de garantir que o processamento de seus PPS seja realizado seguindo todas as normas de segurança.
Acompanhe este artigo e saiba mais sobre os benefícios de ter uma empresa especializada responsável pelo processamento dos PPS. Vamos falar sobre:
- O que é processamento de produtos para saúde
- O que é esterilização
- Necessidade de rastreabilidade na CME
- Busque uma empresa com renome no mercado
O que é o processamento de produtos para saúde
O processamento dos PPS é realizado em etapas e cada tipo de material passa por um processamento diferente. Isso contribui para um aumento da vida útil do produto a ser processado.
Com o processamento, o PPS consegue ficar livre de agentes contaminantes como vírus, fungos e bactérias e, para que isso ocorra, devem ser seguidas todas as normas estabelecidas por órgãos reguladores.
Há legislações que regem o processamento de produtos para saúde, as quais toda enfermeira de CME deve conhecer, dentre elas a RDC 15 e a RE/Anvisa 2605/2006.
O que é esterilização
A esterilização é um tipo de processamento que garante a eliminação de microrganismos como fungos, vírus e bactérias, e que é extremamente importante para evitar casos de infecção hospitalar através desses agentes.
Existem alguns métodos de esterilização e cada um deles serve para um tipo de PPS. O cuidado na hora de direcionar o material ao tipo correto de esterilização diminui danos e garante a eficiência do processo.
Esse método pode ocorrer por:
– Meios físicos: geralmente feitos em autoclave, utilizando altas temperaturas e alguns tipos de radiação.
– Meios químicos: um exemplo é o ácido peracético.
– Meios físico-químicos: utilizam os gases Óxido de Etileno e Peróxido de Hidrogênio e a esterilização dos artigos é realizada em autoclave.
Necessidade de rastreabilidade na CME
Para que o processamento dos materiais hospitalares seja realizado seguindo as etapas e normas de segurança, é necessário que a CME faça a rastreabilidade de todo o processo através do registro das informações.
Isso vai garantir que todos os artigos passem pelas fases recomendadas de cada processo, além de facilitar na logística e entrega do PPS devidamente esterilizado no momento em que ele for necessário.
Além disso, permite que sejam feitos inventários e localizados com mais rapidez os locais onde ocorre maior perda de material, consequentemente, diminuindo custos com reposição.
Dessa forma, é necessária uma estrutura adequada, equipamentos em quantidades que atendam as demandas e uma equipe devidamente capacitada para realizar todos esses processos.
Busque uma empresa com renome no mercado
Como vimos acima, a realização do processamento de PPS de forma eficiente depende de vários fatores que incluem organização, estrutura, equipamentos e treinamento da equipe.
Nem todas as clínicas e hospitais têm capacidade de gerenciar um setor específico para a realização e acompanhamento desses processos, além do alto investimento em equipamentos.
Por isso, o mais indicado é que seja contratada uma empresa especializada, que fará o gerenciamento de todos os processos, centralizando as atividades e mantendo o padrão de qualidade no processamento dos artigos.
O descumprimento das normas estabelecidas por órgãos reguladores como ANVISA e Ministério da Saúde é passível de multa e pode ser apenas um dos prejuízos causados pela má gestão dos processos de esterilização.
Uma empresa focada neste serviço realiza todos os procedimentos de forma responsável, atenta a todas as normas de segurança e utilizando equipamentos adequados para cada tipo de produto.
A Bioxxi já é reconhecida por levar soluções em processamento de produtos para saúde, investindo sempre em inovação tecnológica e equipe devidamente capacitada para executar seus serviços com responsabilidade.
Preencha o formulário e conheça os diversos serviços oferecidos pela Bioxxi.