Bioxxi Esterilização Hospitalar

Processamento, reprocessamento e esterilização: qual a diferença?

Postado em |

Em qualquer clínica ou hospital a preocupação é deixar o ambiente e os artigos médico-hospitalares livres de agentes de contaminação como fungos, vírus e bactérias. Esses microrganismos são responsáveis por causar infecções hospitalares que podem até levar o paciente a óbito, um número que chega a ser bem representativo no Brasil.

Para que esses agentes sejam eliminados é preciso que os materiais passem por alguns procedimentos. Em meio a esses protocolos surgem denominações como processamento ou reprocessamento.

Acompanhe este artigo e fique sabendo sobre:

Processamento de materiais hospitalares

Como ocorre o processamento?

Segurança deve ser levada em consideração

 

Processamento de materiais hospitalares

O processamento de material médico hospitalar, diz respeito às técnicas de limpeza, descontaminação, desinfecção, secagem, embalagem e esterilização, que são realizadas em artigos de múltiplo uso.

Além disso, deve ser levada em consideração a segurança de todo e qualquer processo através de testes de integridade e funcionalidade dos materiais médico hospitalares e equipamentos, através de visualização em lentes de aumento, envolvendo vários tipos de profissionais.

Alguns hospitais, clínicas e unidades de saúde realizam o processamento de seus materiais médicos hospitalares no seu próprio espaço, com uma estrutura específica para esse serviço, denominada de Centro de Material e Esterilização (CME).

Cada artigo tem sua recomendação de uso e nem todos eles podem ser utilizados mais de uma vez. Alguns devem ser descartados logo após sua utilização, de acordo com a legislação específica RDC 156/2006 – RE 2605/2006

A ANVISA através de RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) e RE (Resolução específica), determina como realizar o processamento, que vem aprimorando as técnicas através de RDC’s específicas, voltadas para a segurança dos pacientes

É importante que todo o processamento seja realizado de forma centralizada, seguindo um padrão de qualidade e com profissionais devidamente treinados e processos validados e munidos de seus equipamentos de proteção individuais.

Como ocorre o processamento?

Produtos de múltiplo uso podem passar por processamento, com a devida atenção às normas de segurança. Isso aumenta seu tempo de vida útil, mas deve ser observado até onde ele mantém a qualidade no seu funcionamento.

Para isso, as normas vigentes devem ser seguidas, dentre elas a R E/Anvisa 2605/2006, que determina uma lista negativa de artigos hospitalares, os quais não podem passar por processamento. A ANVISA também determina, através da RDC/Anvisa nº 156/2006, que os fabricantes destaquem nos rótulos dos seus produtos o aviso “Proibido Reprocessar”. Caso o produto não se enquadre nas duas normativas acima, ele pode ser considerado como passível de processamento, lembrando é claro, de seguir todo o protocolo de segurança em cada etapa. Também deve ser seguida a RDC 15/2012 que dispõe sobre Requisitos de Boas Práticas para o Processamento de Produtos para Saúde e dá outras providências.


Segurança deve ser levada em consideração 

Um processamento eficiente impede que artigos hospitalares sejam utilizados carregando em suas superfícies, agentes de contaminação que podem provocar grave piora no estado de saúde dos pacientes. O que se recomenda a hospitais e clínicas é que uma empresa especializada seja contratada para realizar especificamente esse tipo de serviço, pois possui uma equipe técnica focada apenas no processamento desses materiais. A reutilização de material que deve ser descartado é passível de multa e o direcionamento correto dos artigos a serem processados é algo que deve ser feito por quem entende do assunto.

A Bioxxi já é excelência no mercado e tem como objetivo atender seus clientes de acordo com a necessidade de cada um, sempre cumprindo as normas de segurança determinadas pelos órgãos reguladores. Sendo a primeira no Brasil a desenvolver soluções em esterilização de material médico-hospitalar, a Bioxxi tornou-se líder no mercado, investindo continuamente em novas tecnologias. Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Bioxxi em processamento de matérias? Acesse o site: https://bioxxi.com.br/, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.