Quais são os tipos monitoramento de esterilização?

Postado em |

Os indicadores de esterilização são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela Anvisa e pela RDC 15. A utilização dos indicadores é necessária para o monitoramento de esterilização, isto é, monitoramento do processo da esterilização. 

Como já mencionado aqui no Blog, por meio do processo da esterilização ocorre a destruição de microrganismos que podem estar presentes em objetos, roupas, equipamentos e outros produtos para a saúde (PPS), que entram em contato direto ou indireto com pacientes e causam contaminação. A esterilização é a única forma de garantir a integridade dos pacientes contra a vida microbiana, garantindo qualidade de saúde para estas pessoas.

Desse modo, é muito importante monitorar o processo de esterilização para ter certeza de que os PPS foram devidamente esterilizados. A tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.

No presente artigo vamos apresentar e explicar cada método de monitoramento de esterilização. Acompanhe para saber tudo sobre o assunto:

Métodos de monitoramento de esterilização

1- Monitoramento de esterilização mecânico

Esse tipo de monitoramento está relacionado aos equipamentos de esterilização e deve contemplar os registros de manutenção preventiva e corretiva, problemas observados durante a prática diária e validação do processo de esterilização realizada periodicamente (Martinho, 2007).

2- Monitoramento de esterilização físico

O monitoramento físico, disponível pelos equipamentos de esterilização, deve ser efetuado em 100% de todos os ciclos do processo. Esse monitoramento deve ser utilizado para verificar tempo, temperatura e pressão, durante todo o ciclo de esterilização (Seavey, 2016).

3- Monitoramento de esterilização químico

Indicadores Químicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela Anvisa e pela RDC 15, sua utilização é necessária para o monitoramento de ciclos de esterilização. Estes indicadores são compostos por reagentes químicos em tiras de papel, e juntos reagem quando expostos a condições de esterilização.  Esse tipo de monitoramento deve ser realizado todos os dias.

4- Monitoramento biológico 

Assim como os indicadores químicos, os Indicadores biológicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela Anvisa e pela RDC 15, e asseguram que o processo de esterilização foi capaz de inativar os microorganismos. Esse monitoramento deve ser feito todos os dias e a cada carga de implantável.

Indicador biológico
Indicador biológico

Bioxxi, excelência em esterilização

A Bioxxi além de democratizar o acesso à esterilização com padrões internacionais de qualidade para indústrias de todos os tamanhos, é também pioneira na esterilização por Óxido de Etileno (ETO) no Brasil, estando na vanguarda, unindo tecnologia e gestão da qualidade, para oferecer ao fabricante total segurança no processo de esterilização.

A tecnologia da Bioxxi proporciona ao fabricante garantia de excelência na esterilização, pois adota os mais rigorosos protocolos de gestão da qualidade, oferecendo à indústria o mais rigoroso padrão internacional de esterilização, por um preço acessível.

Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos especialistas e conheça todos os serviços e diferenciais que destacam a Bioxxi neste segmento.