Blog
Blog

Tudo que você precisa saber sobre esterilização

VoltarVoltar
DataPostado em Tempo de leitura5 minutos de leitura

Qual a diferença entre assepsia e antissepsia?

Biossegurança Blog
Por bioxxi

A segurança dos pacientes em ambientes de saúde é uma prioridade absoluta, e dois processos fundamentais para garantir essa segurança são a assepsia e a antissepsia.

Mas você já se questionou sobre a diferença entre assepsia e antissepsia? Embora os termos possam parecer semelhantes, eles envolvem técnicas e objetivos diferentes. Esses processos fazem parte do dia a dia de hospitais, clínicas e laboratórios, devido a necessidade de se evitar a presença e proliferação de microrganismos que podem causar as temidas infecções hospitalares.

Estima-se que mais de 50% das infecções no corte cirúrgico podem ser evitadas se forem tomadas as devidas precauções, isto é, se os processos de assepsia e antissepsia forem realizados corretamente.

Neste texto, vamos explorar as diferenças entre assepsia e antissepsia, e destacar os benefícios que cada um traz para os pacientes.

O que é Assepsia?

O processo da assepsia é o conjunto de práticas que visam a prevenção de contaminação por microrganismos em locais que devem ser mantidos estéreis, como salas de cirurgia, dispositivos cirúrgicos e feridas abertas. 

O objetivo da assepsia é criar e manter um ambiente livre de germes patogênicos, reduzindo e eliminando microrganismos que podem causar doenças – entre eles fungos, vírus e outros agentes patológicos – de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório para evitar infecções. Podemos considerar esse processo como uma higienização preventiva.

Principais práticas de Assepsia:

  • Esterilização: Processos que eliminam todos os microrganismos de dispositivos e materiais, como o uso de autoclaves.
  • Uso de Materiais Estéreis: Garantir que todos os dispositivos e roupas usados em procedimentos cirúrgicos sejam estéreis.
  • Controle do Ambiente: Manter salas cirúrgicas e áreas de procedimento limpas e livres de agentes contaminantes.

O que é Antissepsia?

A antissepsia, por outro lado, é o uso de substâncias químicas para eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos na pele ou em tecidos vivos. O objetivo é reduzir a carga microbiana em uma área específica para prevenir infecções. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.

Principais práticas de Antissepsia:

  • Uso de Antissépticos: Aplicação de substâncias químicas, como álcool e clorexidina, na pele antes de injeções, cirurgias ou outros procedimentos invasivos.
  • Higienização das Mãos: Uso de soluções antissépticas para lavar as mãos antes e depois de contato com pacientes.
  • Tratamento de Feridas: Aplicação de antissépticos em feridas para evitar infecções.

Alguns exemplos de processos de antissepsia são: a limpeza da pele antes de uma cirurgia ou coleta de sangue ou punção venosa.

Alguns exemplos de antissépticos são: o álcool 70%, álcool gel, gluconato de clorexidina, PVPI e outros.

Diferenças entre Assepsia e Antissepsia

Embora ambos os processos visem a prevenção de infecções, são distintos em termos de abordagem e aplicação:

  • Objetivo:
    • Assepsia: Criar e manter um ambiente estéril.
    • Antissepsia: Reduzir ou eliminar microrganismos em áreas específicas da pele ou tecidos vivos.
  • Método:
    • Assepsia: Uso de técnicas e equipamentos para esterilização.
    • Antissepsia: Uso de substâncias químicas antissépticas.
  • Aplicação:
    • Assepsia: Em ambientes e materiais (salas cirúrgicas, dispositivos).
    • Antissepsia: Em pele e tecidos vivos (mãos, feridas).

Os benefícios da implementação adequada de práticas de assepsia e antissepsia são numerosos e essenciais para a segurança dos pacientes, assim como, também protegem os profissionais de saúde, reduzindo o risco de contaminação e doenças ocupacionais. Além disso, garantir um ambiente limpo e seguro aumenta a confiança dos pacientes no atendimento recebido e melhora a percepção de qualidade dos serviços de saúde.

Como implementar de forma eficiente?

A assepsia e a antissepsia são pilares fundamentais na prevenção de infecções e na garantia da segurança dos pacientes em ambientes de saúde. Compreender as diferenças entre esses processos e a importância de sua implementação adequada é essencial para profissionais e gestores de instituições de saúde. 

A Bioxxi adota os mais rigorosos protocolos de gestão da qualidade, oferecendo o mais rigoroso padrão internacional de esterilização. Seguimos à risca as normas da Anvisa e legislações vigentes para garantir sempre o melhor aos nossos clientes.

Ao adotar essas práticas, não apenas protegemos a saúde dos pacientes, mas também promovemos um ambiente seguro e confiável para todos.

Conheça nossos serviços e encontre as soluções que você precisa, com o apoio de uma equipe capacitada e comprometida com todas as normas de segurança. Preencha o questionário abaixo e entre em contato conosco!

Leia tambémLeia também

PPP Hospital de campanha

Hospitais de campanha do Rio viraram case de Parcerias Público-privado

Continue Lendo Seta
óxido de etileno

Esterilização por Óxido de Etileno

Continue Lendo Seta

Avançam os estudos do vírus que ataca bactérias causadoras de infecções hospitalares

Continue Lendo Seta