Economia circular é tendência no setor saúde

Economia circular é tendência no setor de saúde

Postado em |

Atualmente, a economia linear é amplamente utilizada. O modelo linear envolve a extração de recursos naturais, a manufatura, a distribuição, consumo e o descarte. Dessa forma, há a necessidade de extrair mais recursos naturais para ter crescimento econômico.

De acordo com o Portal da Indústria, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que 88,2% dos entrevistados avaliaram a economia circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira.

Adotar a economia circular promove benefícios

Algumas empresas estão abandonando o modelo de economia linear e adotando o modelo de economia circular. O modelo circular promove benefícios ambientais, pois há menos extração de recursos naturais e uma diminuição do descarte nos aterros sanitários.

Como o setor de saúde pratica a economia circular

No setor de saúde, um exemplo de economia circular é a prática do reprocessamento dos produtos para a saúde. O reprocessamento pode ser feito dentro ou fora do hospital. A vantagem de realizar o reprocessamento fora do hospital é a redução de custos, pois ao contratar uma empresa especializada em reprocessamento, o hospital pode diminuir custos com reprocessamento.

A Bioxxi ajuda os pacientes, hospitais e o meio ambiente

Os serviços que a Bioxxi oferece beneficiam hospitais, pacientes e o meio ambiente. Os hospitais conseguem diminuir seus custos com compra de materiais e com direcionamento do resíduo hospitalar, isso permite ter procedimentos e cirurgias a um custo mais acessível.

A Bioxxi utiliza o óxido de etileno para esterilizar produtos termossensíveis. Os artigos termossensíveis podem ser esterilizados dentro do hospital com autoclave por plasma de peróxido de hidrogênio. No entanto, o custo do peróxido de hidrogênio é alto e os hospitais não podem utilizar o óxido de etileno em suas dependências. Por isso, o hospitais fazem parceria com uma empresa reprocessadora como a Bioxxi.

Empresas reprocessadoras podem gerar benefícios para a economia e para o meio ambiente. Os hospitais conseguem diminuir custos e ampliar o acesso à saúde quando adotam o modelo de economia circular. Isso contribui para o desenvolvimento social e sustentável.

Caso queira conversar com nossa equipe e entender como podemos atender com rapidez e eficiência a Central de Materiais e Esterilização do seu hospital, clique aqui e preencha o formulário.