Sabemos que para montar um consultório médico é necessário mais do que o diploma. Ao construir seu próprio consultório, muitos profissionais precisam desenvolver habilidades extras como empreendedorismo, gestão e até mesmo noções específicas de legislação para não ser pego desprevenido pela Vigilância Sanitária.
Neste artigo, vamos esmiuçar o que será preciso para esse profissional conseguir ter mais autonomia e aproveitar com mais consciência essa oportunidade de se destacar em sua especialidade com seu próprio negócio. Afinal, segundo o Censo de Demografia Médica de 2020 do CFM, aproximadamente 81,7% dos médicos no Brasil que realizam consultas médicas, o fazem em consultórios privados. Boa leitura!
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Gestão Administrativa
Entre os maiores desafios de se montar um consultório médico, podemos citar o excesso de burocracias administrativas. Dentre elas, destacamos os documentos, normas e leis.
A maioria dos médicos não possui conhecimento sobre a gestão de um negócio, porém ao decidir ter o seu próprio consultório é de extrema relevância estar ciente das responsabilidades e riscos a serem assumidos. Cercar-se de parceiros, fornecedores, sócios pode ajudar a atravessar essa barreira.
Quais documentos são indispensáveis? Separamos uma lista para facilitar, confira!
- Abertura de um CNPJ para consultório médico;
- Definição do regime tributário: lucro real, lucro presumido ou simples nacional;
- CNAE;
Estabelecimentos de saúde costumam se enquadrar em um dos CNAEs abaixo:
CNAE 8650-0/03 – Atividade psicológica e psicanálise;
CNAE 8650-0/04 – Atividade de fisioterapia;
CNAE 8650-0/01 – Atividades de enfermagem;
CNAE 8610-1/02 – Atendimento em pronto-socorro;
CNAE 8630-5/01 – Atividade médica ambulatorial para procedimentos cirúrgicos;
CNAE 8630-5/03 – Atividade médica ambulatorial restrita às consultas;
CNAE 8630-5/04 – Atividade odontológica.
- Alvará de funcionamento;
- Licença sanitária emitido pela Anvisa;
- Certificado de conformidade do corpo de bombeiros;
- Certificado de limpeza urbana;
- CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);
- ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza);
- Alvará de vigilância sanitária;
- Registro no CRM;
E quanto às normas e leis? O que é preciso para estar em conformidade?
Adequar seu estabelecimento de acordo com as normas e fiscalização da Anvisa antes da abertura é um passo crucial. Inclusive, um fiscal deverá ir ao endereço averiguar se está tudo em conformidade com a legislação. Geralmente, estes são os pontos que precisam passar pela aprovação dele:
1. Documentação Básica
- Alvará de Funcionamento Municipal
- Licença Sanitária
- Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM)
- CNPJ e Inscrição Estadual
2. Estrutura Física (RDC 50/2002)
- Área mínima de 7,5m² para consultório básico
- Sala de espera com no mínimo 1,2m² por pessoa
- Sanitários adaptados para PCD
- Piso e paredes laváveis
- Iluminação e ventilação adequadas
3. Biossegurança
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
- Procedimentos de limpeza e desinfecção
4. Equipamentos e Materiais
- Equipamentos médicos com registro na ANVISA
- Programa de manutenção preventiva
- Calibração periódica dos equipamentos
5. Processos e Protocolos
- Procedimentos Operacionais Padrão (POPs)
- Registro e arquivo de prontuários
- Protocolo de emergências médicas
6. Segurança
- Sistema de combate a incêndio
- Sinalização de segurança
- Rotas de fuga
Estas normas podem variar de acordo com a especialidade médica e regulamentações municipais específicas. Recomendamos sempre consultar a vigilância sanitária local.
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Definir um modelo de negócio e atendimento
Nesse ponto, defina bem o local, a estrutura, seu público e caso for montar um equipe, escolha cuidadosamente os profissionais que se adequam bem ao negócio e a sua forma de trabalhar.
Esteja preparado para definir quais as áreas, tipos de serviço e atendimento que seu consultório vai atuar. Montar um plano de negócio organizado e realista pode ajudar a dar clareza nesse momento, além de organizar os processos e tarefas que os funcionários deverão exercer no dia a dia.
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Gestão Financeira
O planejamento de receitas e despesas será a base para construir um fluxo de caixa saudável. É nele que você deve registrar tudo que entra no seu negócio através de consulta particular, convênio ou parceria e tudo que é gasto, como aluguel, pagamento de funcionários, contador, jurídico, energia, água, luz, internet.
Também é muito importante se informar sobre os impostos. No Brasil, as despesas com os impostos ainda vêm atreladas ao difícil regime tributário, onde há uma variedade de tributos a serem pagos para diferentes entes.
Faça um gerenciamento de custos de forma que seja possível planejar a longo prazo levando em consideração seus atendimentos e aumento de custos em mobiliário e equipamentos.
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Gestão Operacional
Faça uma avaliação cuidadosa de equipamentos necessários, custos de manutenção e quem irá manuseá-los. Avalie também a possibilidade de contar com softwares para otimizar os processos de agendamento e pagamento, por exemplo, que podem ser automatizados.
Cada médico e especialidade tem necessidades específicas para realizar seu atendimento. Por isso, mesmo querendo “começar com o pé direito”, considere o que for realmente necessário, pois o investimento inicial é grande e terceirize o que for possível. A esterilização, por exemplo, é uma estratégia inteligente de redução de custos não apenas no início, mas também a longo prazo.
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Esterilização dos dispositivos médicos
É muito comum que médicos de várias especialidades considerem construir dentro do consultório uma área setorizada para a esterilização de seus próprios dispositivos. Porém, muitos encontram dificuldades não apenas pelo alto custo da compra de equipamentos, como também por um gasto contínuo com luz, água e materiais para embalagem.
A boa notícia é que a terceirização desse serviço pode ser feita por empresas especializadas como a Bioxxi, que oferecem planos personalizados, garantindo total segurança ao paciente, uma drástica redução de custos, além da responsabilidade por todo o controle de qualidade. Ou seja, os médicos não precisarão mais se preocupar com as normas e legislação aplicadas à esterilização in loco.
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Marketing e relacionamento com pacientes
Por último, mas não menos importante, a divulgação do seu consultório pode ser feita de diversas formas, especialmente no ambiente digital, onde o custo é mais amigável. Mas não esqueça que toda propaganda deve ser feita em conformidade com as orientações e normativas do Conselho Federal de Medicina.
Há uma série de regras que não permitem anúncios muito chamativos ou a utilização de determinados tipos de nomenclatura para procedimentos ou especialidades. Ficar atento a isso é fundamental para que o seu estabelecimento esteja funcionando de forma legal e ética.
Realizar diagnósticos e atendimentos médicos corretos não basta, é preciso construir um relacionamento com seu paciente. Isso fará total diferença nesse aspecto e ajudará organicamente o trabalho do marketing, afinal os dois são interligados.
Dicas extras para algumas especialidades:
Sabemos que algumas questões diferem de especialidade para especialidade. Por isso, reunimos aqui algumas dicas extras para algumas delas. Confira:
Médico clínico geral:
Segundo o Conselho Federal de Medicina, os consultórios médicos devem ter:
- Sala de espera com dimensões adequadas
- Consultório com pia e sistema de lavagem das mãos
- Instalações sanitárias independentes para pacientes e funcionários
- Sistema adequado de descarte de resíduos
Dentistas:
O Conselho Federal de Odontologia estabelece requisitos adicionais:
- Sistema de esterilização específico para instrumentais
- Equipamentos de proteção radiológica (quando houver raio-X)
- Sistema de sucção e compressor de ar
Dermatologistas
Para clínicas dermatológicas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda:
- Área específica para procedimentos estéticos
- Sistema de armazenamento adequado para produtos cosméticos
- Equipamentos específicos conforme procedimentos realizados
Cirurgião plástico
Conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os consultórios desta especialidade devem conter:
- Sistema de climatização com controle de temperatura e umidade
- Área de recuperação pós-procedimentos
- Equipamentos de emergência e suporte básico de vida
- Sistema de armazenamento adequado para materiais estéreis
- Área exclusiva para paramentação médica
O primeiro consultório envolve sim muitos desafios como vimos ao longo desse artigo, mas também é uma excelente oportunidade profissional. Além dos ganhos financeiros maiores, é uma ótima maneira de construir uma boa reputação.
Esperamos que com as dicas apresentadas neste artigo, você esteja mais preparado para dar os primeiros passos rumo ao sucesso na gestão do seu consultório.